FANDOM

Ultraman Editar

Foi exibida no Brasil nos anos 60 e 80 pelas TV Tupi, Rede Bandeirantes, TV Record, TV Manchete e TVS. Nos anos 80, pelo SBT. Na Tupi, foi exibida durante anos dentro do programa Clube do Capitão Aza, sendo 

Ultraman First Appearance

Ultraman foi um grande sucesso no Brasil.

uma das principais atrações. Em 1971, foi lançada a série Regresso de Ultraman, que contava a história do seu alter-ego Hideki Go. Foi por essa época que o público brasileiro começou a confundir essa série com a do primeiro Ultraman. Ela alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão, entre os telespectadores, com o de Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Com o fechamento da Tupi, em 1981 a série voltou a ser exibida pela TVS e repetiu o sucesso. Por fim, sua última exibição data de 1986, sendo uma das atrações do programa de jogos eletrônicos TV POW, exibido nessa emissora e apresentado por Mara Maravilha e Charles Myara, entre outros. Em 1996, é lançada em Home Vídeo (em parte, pois só foram lançadas doze fitas) pela RESERVA/ Intermovies e nesse mesmo ano foi reprisada pela Rede Manchete com nova dublagem, mas exibida por pouco tempo. Depois, em 2002, passou a ser exibida na CNT. Hoje sequer é exibido.

Ultraman Seven Editar

Ultraseven in ace

Ultraman Seven é o mais popular Ultra no Brasil.

No Brasil, a série foi exibida pela Rede Tupi em diversas praças já que não havia a obrigação das afiliadas da rede exibirem os mesmos filmes da cabeça de rede (leia-se TV Tupi - Canal 4 - SP) no início dos anos 70. Integrou, já em meados da década, o cast de atrações do Clube do Capitão Aza. Este e outros seriados e desenhos que eram exibidos na Tupi pertenciam ao acervo da distribuidora Teleshow e esta por volta de 1978 entrou com ação judicial cobrando os valores referentes as exibições de suas atrações que em sua maioria estavam alugados a Rede Tupi e suas afiliadas. Quando a Tupi faliu em Julho de 80, muitas séries e desenhos como Ultraseven foram parar na Record/TVS rede que se formara com as antigas afiliadas da Rede Tupi e que não tiveram o seu canal cassado pelo decreto governamental que extinguiu a rede. Por essa época era exibida na grade de programação com Robô Gigante da Record/TVS. Depois que Silvio Santos ganhou o Canal 4 em São Paulo (antiga Tv Tupi -SP) e criou a partir deste, o SBT, Ultraseven ficou sendo uma das atrações da Record (Canal 7). Sua última exibição no Brasil data-se do ano 1986, quando era exibida às 8h da manhã na mesmaRede Record, quando perdeu espaço para um programa evangélico e nunca mais voltou ao ar. Desde 2010 a série está sendo exibida pela Rede Brasil de Televisão (SP) canal 50 de segunda à sexta as 13:30. A partir de 2015 no entanto, a série não foi mais exibida.

Ultraman Jack Editar

Posteriormente, o herói da série (que até então era chamado apenas de Ultraman) foi rebatizado como Ultraman Jack, para evitar confusões com o primeiro Ultraman. Foi exibida no Brasil na TV Tupi em 1974, durante o programa do Capitão Aza. Em 1976, passaria a ser exibida, diariamente, ao meio-dia, saindo do ar após um ano e meio, quando deu espaço ao seriado Mundo Animal. Voltaria ao ar pela TV Record, em 1979.

ULTRAMAN JACK 1

Apesar do menor sucesso, Hideki Goh se tornou o hospedeiro Ultra mais popular.

Já nos anos 80, foi exibida pelo SBT, alternando horário com o Ultraman de Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Em 1986, a série passou a ser exibida no programa do TV Poww. Naquele mesmo ano, mudaria de lugar: era exibida no carrosel de desenhos do SBT, como tapa-buracos, às 19h. Em 1987, fez parte das atrações do programa Oradukapeta. Sua última exibição foi muito curta: outubro de 1987, no programa do Bozo, quando deu lugar ao seriado Spectreman, nas tardes do SBT. Os episódios 6, 8 e 36 nunca foram exibidos aqui. No SBT, o episódio seis era raramente exibido. Por outra curiosidade, vários episódios eram exibidos fora de ordem, o que causava uma dúvida na cabeça do público, que via o capitão Kato em um dia e Ibuki no outro, havendo a troca de capitães no episódio vinte e dois.

Ultraman Tiga Editar

A série chegou ao Brasil em 1999 pela Mundial Filmes e logo em 2000 passou a ser exibida dentro do programa Eliana e Alegria da Record. Na época, a febre Pokémon estava em alta e a dobradinha Tiga / Pokémon garantia um excelente índice para Record. O Ibope da série atingiu picos de 13 pontos e esse índice conseguia até superar Pokémon! No período, foram licenciados inúmeros produtos, como uma vasta coleção de brinquedos – lançados pela finada Glasllite, a grande “mãe” dos tokusatsus no Brasil. Empolgada com o sucesso, a distribuidora na época tinha planos de lançar o longa-metragem A Odisséia Final nos cinemas daqui – sem contar após o final de Tiga, seria realmente lançada a série do Dyna (anunciada aos 4 cantos).

UltramanTiga-TigaBlast

Ultraman Tiga teve um grande sucesso mas foi mal aproveitado no Brasil.

Mas a graça durou pouco. A série saiu do ar sem ter os seus quatro últimos episódios exibidos pelo programa. Na época, foi alegado que a dublê de apresentadora Eliana pediu para que a série saísse do ar, pois não combinava com o estilo do seu programa.

Tiga ainda voltou a ser exibido mais duas vezes pelo canal de forma regional – só algumas cidades tinham a sorte de assistir. Durante essas reprises, a série saia do ar exatamente no momento em que os quatro episódios finais iriam ser exibidos. Mas antes que possam imaginar que essa artimanha se trata da mesma empregada pelo senhor Nelson Sato ou Toshihiko Egashira, saibam vocês que a verdade é outra bem diferente – e obscura. O sucesso da série foi tanto, e fez com que todo mundo quisesse comer um pedacinho do “bolo”. No final, todo plano de licenciamento e promoção elaborados foi por água abaixo. Só pra vocês terem noção, uma das idéias pensadas incluía o relançamento das séries clássicas – sempre junto do lançamento de uma série recente.